O que é uma franquia?

Segundo o dicionário da língua portuguesa, Franquia é um substantivo feminino que significa o ato ou efeito de franquiar, sendo sinónimo de privilégio ou isenção. Também é relacionado com o sistema de comércio conhecido como franchising.

Uma franquia é uma espécie de sucursal ou filial, ou seja, um ramo do negócio noutro local. É um sistema muito popular porque permite que com um investimento reduzido uma pessoa possa abrir o seu próprio negócio.

O modelo de negócios de franquia é muito comum na indústria da alimentação, por exemplo, onde restaurantes com muito sucesso permitem a pessoas abrir uma franquia sua, aproveitando todo o know-how, estrutura e reconhecimento estabelecidos no mercado e a uma rede de clientes.

O Franchising por sua vez é a relação de colaboração de longa duração entre duas entidades, jurídica e financeiramente independentes – o Franchisado e o Master Franchising. A relação no negócio de Franchising é estabelecida através de um contrato de franquia em que o Master Franchising concede ao Franchisado o direito de usar um conceito de negócio já desenvolvido e testado.

Criar uma Agência Maïvas Imobiliária

O Franchising é, sem dúvida, uma oportunidade para qualquer empreendedor permitindo o investimento num negócio próprio com a aquisição de um modelo de negócio já comprovado, minimizando assim a exposição ao risco.

Para além de poder representar uma marca reconhecida pelo mercado, abrir um franchising aporta vários benefícios para o empreendedor, o que não acontece caso pretenda iniciar um negócio de raiz e sem apoio. 

Estes benefícios passam pelo acesso a um modelo de negócio já testado e implementado, com know-how especializado e formação técnica que permite ao Franchisado explorar o negócio com a maior rentabilidade possível.

Estes ao fazerem parte de uma rede, acedem a um networking global que de outra forma não lhes era concedido e por consequência será sempre disponibilizado o acesso a boas práticas na área de negócio.

Os atributos necessários que deve ter para ser um franchisado de sucesso passam por espírito empreendedor, perfil comercial, capacidade financeira, competências técnicas na área da marca que pretende representar, experiência de gestão e uma vasta rede de contactos. Mas apenas isto não basta, o seu propósito e valores devem estar alinhados com o da marca que quer representar.

Deve identificar-se genuinamente com a atividade que desenvolve ou quer desenvolver, ser bom comunicador e possuir soft skills e inteligência emocional para gerir e motivar pessoas. O conhecimento de mercado e do seu target é essencial, assim como o espírito de colaboração, de entrega e de facilidade em sair da sua zona de conforto. Deve também ter a humildade para acolher as boas praticas e procedimentos da marca que venha a representar, ter pensamento estratégico e iniciativa.

Por outro lado, se tiver uma operação já em curso, associar-se a uma rede de franchising vai permitir-lhe reforçar a proposta de valor da sua empresa, agregando serviços, método, rede de contactos, distribuição, formação e recursos, que quando bem aproveitados podem permitir um recrutamento mais eficaz e com maior qualidade, o aumento das receitas e sobretudo eleva-lo a si enquanto pessoa e enquanto empresário.

Se ainda não pensou no franchising como uma estratégia de crescimento do seu negócio, este contexto é certamente a altura certa para o fazer.

Entre em contacto connosco pois estamos recetivos a desenvolver novas ideias e crescer ainda mais consigo! Utilize os seguintes meios:

▶️ Criar uma Agência Maïvas®

▶️ Converter numa Agência Maïvas®