Maïvas apoia PAK Team em Missão Solidária

A UNIRAID resume-se a uma aventura pela Europa, ao longo da costa leste do Adriático, onde jovens estudantes provenientes de vários países rumam estrada fora, levando e espalhando  solidariedade em cada ponto de passagem. A Maïvas® Portugal apoia PAK Team no UNIRAID 2021.

O UNIRAID é um projeto humanitário para estudantes universitários onde os participantes são desafiados a angariar a maior quantidade possível de material solidário para distribuir por diferentes localidades carenciadas.

As últimas edições deste projeto realizaram-se em Marrocos, o UNIRAID MARROCOS, tendo recentemente surgido uma versão inovadora da iniciativa, o UNIRAID EUROPA, procurando prestar auxílio ao longo da costa leste do Adriático.

Estes são projetos que combinam o espírito desportivo e solidário dos jovens participantes, proporcionando um contacto direto com a realidade destes países, permitem mostrar que para além da aventura a missão e o espírito solidário andam de mãos dadas.

Diversas universidades apoiam esta iniciativa e, o sucesso das edições anteriores, muito valorizado pelas mais diversas entidades educativas, faz com que o número de participantes cresça ano após ano, sendo a UNIRAID já uma referência a nível mundial.

Para quem não conhece a iniciativa, a UNIRAID baseia-se em 4 valores essenciais:
SOLIDARIEDADE: O UNIRAID proporciona uma experiência além limites. A entrega de material escolar e de apoio é realizada diretamente às famílias e escolas nas localidades mais carenciadas;

EXPERIÊNCIA: “O formato UNIRAID representa uma grande oportunidade para comprovar que os teus próprios limites dependem essencialmente da tua atitude e maneira de pensar, mostrando que 99,9% dos casos, “querer é poder””;

FORMAÇÃO: Toda a prova é um desafio que estimula uma descoberta pessoal, intensifica o poder de trabalho em equipa e desperta o espírito de superação e de partilha. Como jovens estudantes, este projeto aumenta a consciencialização sobre as necessidades do Mundo e
desperta a humildade de ajudar sem esperar algo em troca, apenas o sorriso;

AVENTURA: O objetivo é percorrer mais de 15 000 km ultrapassando os possíveis obstáculos entre equipa e entre equipas. São 10 dias vividos em ambiente de entreajuda e amizade. Desta forma, tudo é mais fácil, e o cansaço é recompensador.

 

A equipa portuguesa que a Maïvas Portugal tem o gosto de apoiar é constituída por dois jovens, a Marina Gonçalves, 21 anos e natural da Póvoa de Lanhoso e aluna do 3º ano do Mestrado em Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto e o Gonçalo Fernandes, 21 anos, também natural da Póvoa de Lanhoso, estudante e Software Engineer na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Juntos formam a equipa PAK Team.

Os dois participaram pela primeira vez, em 2019 no UNIRAID Marrocos e adoraram a experiência.

“Enfrentamos todo um processo de preparação que passou por adquirir um carro com mais de 20 anos, recolher o material solidário e procurar patrocínios que tornassem possível a nossa participação. E assim, com mais de 100 Kg de material solidário pusemo-nos à estrada em direção a Algeciras onde iríamos apanhar o ferry boat para Marrocos.
Seguiram-se 10 dias de caminhos sinuosos, rios de areia, dunas, obstáculos difíceis e desgastantes mas sempre recompensadores pelo sorriso das crianças que encontrávamos pelo caminho. Experienciamos sensações como nunca antes. Perceber que um simples lápis
poderia significar tanto para estas crianças, e que o sorriso delas podia significar tanto para nós. Foram dias repletos de aventura, superação e formação, mas acima de tudo com uma constante sensação de gratidão por conseguirmos participar neste projeto e vivenciar tudo
isto.

No final, despontou em nós uma vontade ainda maior de ajudar o próximo, de voltar a ver o sorriso de quem encontramos entre dunas, e em nós só permanecia um pensamento: voltar”.

 

 

 

A Maïvas® tendo sido abordada pelos jovens Marina e Gonçalo e refletindo-se também no espírito solidário do projeto decidiu logo contribuir.

“Mais importante que levar o nome Maïvas® pela Europa fora é o facto de com um pequeno contributo nosso e de tantas outras organizações conseguirmos tornar a vida de uma criança melhor, mais feliz por um bocadinho que seja!” “Impactar o próximo positivamente é aquilo que prezamos no dia a dia da Maïvas®!” “Esta ação enquadra-se perfeitamente no raio de ação da Maïvas® Solidária!”

Se quiser contribuir para o bom sucesso da aventura da Marina e do Gonçalo pode seguir toda a atividade e aventura nas suas páginas sociais: PAK Team
Facebook: facebook.com/UniraidPAKteam
Instagram: @uniraidpakteam