Estudo “O Mercado Imobiliário em Portugal” acaba de ser lançado

O estudo da iniciativa da Fundação Francisco Manuel dos Santos analisa à lupa o mercado imobiliário português.

Com este trabalho pretende-se dar a conhecer à sociedade portuguesa e internacional a realidade do sector imobiliário em Portugal. Um setor onde os preços da habitação têm vindo a aumentar nos últimos anos, depois de uma evolução relativamente inexpressiva até à crise financeira de 2007.

Qual tem sido a dinâmica de preços de compra e arrendamento no país? Quais são os fatores determinantes na escolha de um imóvel? Qual o impacto dos materiais de construção na qualidade e tipologia de habitação?

Estas e outras questões, a análise da dinâmica do mercado imobiliário tem ganho interesse nos últimos anos, depois do colapso do subprime nos EUA em 2007, que rapidamente se espalhou pelo mundo e teve impactos na economia global. Assim, entender a dinâmica de preços e do arrendamento nos mercados imobiliários assume uma importância fulcral do ponto de vista social, económico e de políticas públicas.

Segundo a sinopse, este estudo centra-se no mercado imobiliário português. Os preços da habitação em Portugal têm vindo a aumentar nos últimos anos, depois de uma evolução relativamente inexpressiva durante a década de 1990 e até à crise financeira de 2007. Neste trabalho, faz-se uma caracterização detalhada da dinâmica dos preços e das diferentes dimensões do mercado da habitação até ao início de 2020. As análises aprofundadas e abrangentes nos diferentes capítulos deste estudo representam um importante contributo para a compreensão dos potenciais caminhos futuros do mercado imobiliário em Portugal.

Se pretender saber mais sobre este estudo, pode consultar gratuitamente no portal da Fundação Francisco Manuel dos Santos. Pode aceder aqui.

 

Skip to content